Tornar-se Associado
Encontre um osteopata
perto de si
 
OK

Notícias

EFFO Autumn Meeting - Oslo, Noruega
02 Outubro, 2021

EFFO Autumn Meeting - Oslo, Noruega

A AOST mais uma vez fez-se presente para dar seguimento aos trabalhos desenvolvidos com as outras associações dos diferentes países da europa. Após o período de pandemia em que não foi possível reunir presencial, a direção da EFFO decidiu retomar as reuniões presenciais. Contudo, a AOST atendendo aos custos que estes encontros acarretam optou pela participação à distância, via zoom, na AG. Anualmente a EFFO organiza duas AG e neste sentido ficou decidido em direção a participação presencial uma vez ao ano e a outra será feita via online de forma a diminuir os gastos da associação.

 

Os trabalhos começaram na sexta-feira com as boas-vindas de todos os membros por parte da Presidente Hanna xxx. Na abertura foi apresentado o documento redigido nos ultimos meses pelo Regulation Working Group, que reúne de forma sucinta a regulamentação e legislação da Osteopatia dos diferentes estados-membros. Este documento visa informar a população e ser um instrumento de referência para os países que estão a trabalhar no reconhecimento de regulamentação da Osteopatia. Desta forma será possível criar pressão nos órgãos competentes para a melhor regulamentar a Osteopatia. No seguimento deste trabalho, foi feita uma outra apresentação sobre o estado da regulamentação na Dinamarca que enfrenta serias burocracias e muito limitada aos tratamentos com evidência científica. Contudo, esta regulamentação permitiu uma maior confiança da população na profissão e permitiu ainda que os consultórios de osteopatia pudessem estar abertos nos meses de pandemia.

 

Como é natural destes encontros, foi feita uma revisão e análise sobre os trabalhos desenvolvidos pelos diferentes grupos de trabalhos. Com maior enfase teve a investigação onde foram debatidas formas de promover a investigação em cooperação entre estados-membros, um possível desenvolvimento de fundo europeu para a investigação e ainda foram expostos os resultados do PROMs (Patient Reported Outcome Measures).

 

No sábado foi a formal Assembleia Geral na qual foram aprovados os grupos de trabalho como Standing Committees de forma a serem cada vez mais conselheiros da direção, dotados de alguma autoridade no desenvolvimento de planos e programas estratégicos. Foram aprovadas as contas, o orçamento para o próximo ano e a manutenção da quota anual dos associados.

A próxima AGM da EFFO está marcada para dia 18 e 19 de março antes da conferência organizada em colaboração com a NOA (Nordic Osteopathic Alliance). Mais novidades serão comunicadas mais perto da data.